quinta-feira, 2 de setembro de 2010

BOLEIROS---02/09/2010


No jogo entre Fluminense e Palmeiras no ridículo  campo cheio de areia do Maracanã, o que é uma vergonha para o campeonato brasileiro, o empate parece que ficou de bom tamanho para o Palmeiras mas não agradou Muricy.O time palmeirense foi bravo e lutador, mas tomou o gol logo aos 15 min do primeiro tempo fazendo com que a equipe se desorganizasse em campo, criando muitos espaços na ligação entre a defesa e o ataque, obrigando a defesa a alçar bolas para que o ataque as recebesse. Novamente o Fluminense como fez contra o São Paulo marcou bem as alas e congestionou o meio de campo. Pela primeira vez não gostei de Washington e Emerson juntos. Trombaram demais dentro da área. Deco e Conca parecem que jogam juntos a tempos, tamanho o entrosamento. Valdivia marcado não oferecia perigo a ninguém e Kléber o mesmo de sempre marcado ou desmarcado: um guerreiro. O problema do Flusão é que no segundo tempo abdicou de jogar e recuou em demasia trazendo o Palmeiras para dentro de sua área e obrigando F. Henrique a  fazer grandes defesas. Até que Felipão deve ter se lembrado do Centenário do Corinthians e colocou Ewerthon em campo, que marcou aos 48 min fechando o placar. Felipão está mantendo a base e conseguindo bons resultados. Muricy está caindo e vendo não só o Timão perto, mas Inter e Santos também.

Na volta ao terceiro lugar uma constatação: O Botafogo quer esta vaga para a Libertadores e Joel Santana vai fazer de tudo para conquista-la. O jogo foi fraquinho, com o gol de Maicosuel saindo só aos 30 min do 2º tempo, mas que teve dois destaques: O goleiro Jefferson que catou tudo e fechou o gol botafoguense e a discussão entre Loco Abreu e Joel, que escalou o uruguaio atendendo a torcida, mas pagou por isto quando Loco, mostrou o porque do apelido e reclamou com o técnico ao ser substituído. Problema de Joel e da diretoria, mas o pior problema é arrumar o time que está penso do lado esquerdo. Só tem jogadas por ali, ficando fácil a marcação.

Na estréia do técnico Silas o Cruzeiro venceu o Mengão e frustrou a torcida rubro-negra que esperava sair do jejum de maus resultados. O Cruzeiro jogou simplesinho com destaque para Montillo que vem jogando o fino da bola, e aproximou-se mais ainda do G-4. O jogo foi movimentado com o Flamengo buscando ataque desde o início, mas com Val Baiano e Diego Maurício não tem milagre que resolva. Outro destaque do jogo foram os goleiros que realizaram excelentes defesas. Agora é o Mengão se cuidar pois está caindo na tabela e já ocupa a 14º colocação e tem o Santos pela frente. Parada dura para um time que está em reconstrução novamente com Silas e que tem uma diretoria que mais atrapalha do que ajuda o time. Nem Zico está dando conta.



  Dois times que bateram em bêbado para mim: O GRÊMIO saiu da ZR e respira pelo menos com Renato Gaúcho conseguindo sua primeira vitória como técnico do tricolor gaúcho, mas com ressalvas. Marcou aos 24 min do primeiro tempo e dai por diante recuou e defendeu como pode. O Guarani só não marcou porque não teve competência. Saiu da ZR ontem mas acho que volta já,já. Já o ATLÉTICO MINEIRO venceu de virada por 3x1 o Goiás e afundou o alviverde goiano. O Atlético começou com um sono danado mas se encontrou, e com Obina venceu de uma forma convincente pela primeira vez no campeonato. Já o xara ATLÉTICO-Pr parece que encontrou o caminho para fora da ZR de vez. Bateu o forte time do Ceará, que começou a despencar, por 2x1, e subiu para a 8º colocação da tabela. Valeu furacão.

HISTÓRIA DE UMA REPUBLICA CORINTIANA
1910 A 1950




Idos de 1910. Bairro Bom Retiro. Cinco funcionários de uma ferrovia resolvem fundar um time de futebol. Eram os pintores de parede Joaquim Ambrósio e Antonio Pereira, o sapateiro Raphael Perrone, o cocheiro Anselmo Correia e o trabalhador braçal Carlos Silva. Nascia o  Sport Clube Corinthians Paulista em homenagem ao Corinthian inglês que excursionava no Brasil a convite do Fluminense. Em sua estreia perdeu para o time da Lapa por 1x0 e marcou seu primeiro gol em 14 de Setembro de 1910 em um jogo oficial contra o Estrela Polar. Ficou na várzea (de vez em quando ainda é) até 1912, até que em1913 estreou na Liga Paulista. O time de uniformes em tom rosa ( para mim é salmão rs) teve que improvisar o C e o P no peito pois não tinha distintivo, o que só aconteceu em 1914 quando Hermogenes Barbuy, irmão de Amilcar criou o primeiro escudo corintiano. 1914 foi o ano do primeiro título da Liga Paulista , no dia 8 de novembro e ali começava sua hegemonia estadual. Surgia o primeiro ídolo corintiano: Neco, 18 anos, atacante promovido das categorias de base e que foi artilheiro do campeonato com 12 gols. Outro que era a cara metade de Neco era Amílcar, que jogava muito. De 1920 a 1930 o Timão se rivalizou com o Clube Atlético Paulistano e a Societá Sportiva Palestra Itália (Palmeirão) e  conquistou nada mais nada menos que seis títulos paulistas sendo dois tricampeonatos, 1922-1923-1924 e 1928-1929-1930, e na década seguinte conquistando outro tricampeonato em 1937-1938 e 1939.
 De 20 a 30 Neco se consolidou como ídolo e ganhou a companhia do primeiro meia que seria ídolo no Timão: José Castelli, mais conhecido como Rato. Outro grande ídolo da década de 30 foi José Brandão que foi contratado junto a Portuguesa em 1935. Além deles outros como Del Debio, Tuffy, Teleco, Grané e Servilio de Jesus, apelidado de bailarino, e um dos maiores artilheiros de todos os tempos do Timão com 199 gols.


Na década de 40 o time passou por um jejum de títulos, se comparado as décadas anteriores, pois só venceu o Campeonato Paulista de 1941, onde Teleco foi o grande artilheiro com 26 gols e só não foi perfeito porque na disputa pela taça dos invictos que pertencia ao Palestra Itália,perdeu para o mesmo  na última partida do campeonato por 2x0. Venceu a Taça Cidade de São Paulo, em 1942, que era disputado pelos três melhores times colocados no campeonato paulista do ano anterior e amargou um jejum até os anos 50. Mas esta história é para amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário