segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

UM ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE SÃO PAULO COM GOSTINHO RUBRONEGRO!!!25/01/2016

Sob o céu acinzentado desta segunda feira SÃO PAULO acordou para festejar mais um aniversário.
São 462 anos de história desta que com certeza uma das maiores metrópoles do mundo. Charmosa com seus bairros italianos, sua cultura musical para todos os gostos, samba, pop, rap, funk, etc.,,,é uma cidade divergente pois só na Mooca em 1887 aportaram mais de 2,5 milhões de imigrantes de 70 nacionalidades diferentes. Uma cidade que cresceu com o mundo a seus pés colonizada por diversas culturas e que aprendeu com todas. Mas o que SÃO PAULO ainda daria de melhor ao Brasil seria seu futebol. Uma cidade composta por três times da capital e vários do interior do esta e um de um porto que jogou um reizinho. Mas o que tem futebol e aniversário de São Paulo???
FINAL da COPA SÃO PAULO DE JUNIORES 2016. Sempre no aniversário da cidade é realizada a final da "copinha". Eram 112 times na 47º edição da copinha mas so sobraram dois: CORINTHIANS e FLAMENGO. Donos das duas maiores torcidas do Brasil os dois times chegaram a final com capacidade e com qualidade. No aniversário de São Paulo  Paulistas x Cariocas!!
A Feijoada x Pizza da Moóca!!!!! Uma mistura de sabores e qualidade!!!!
O jogo foi uma mistura dos dois como mostra a imagem. O time do Corinthians na copinha tem seus méritos, meninos como Matheus que já treina entre os titulares, um time com esquema tático definido bem postado mas desde as 4ºs de finais mostra uma defesa sofrível,alas abertas e um primeiro volante duvidoso. Na parte do Flamenfo um time a carioca que joga um 4x4x2 sossegado e utiliza muitos bem as laterais e cruzamentos para a área com muito poucas penetrações pelo meio.
Dois times de meninos que jogaram um futebol muito consciente para meu gosto. O que tem que se ver na molecada é a alegria de jogar, os dribles, a risada, o sarro, mas infelizmente nesta final o que se viu foram dois times truncados entregues a seus esquemas táticos e buscando a vitória e possível valorização dos passes de cada jogador. No primeiro tempo o time corintiano graças a seu meio produtivo e criativo conseguiu abrir uma vantagem de 2x0. O time do Flamengo levou dois gols por falta de marcação dentro de sua própria área pois no primeiro o menino de Xerém Gabriel virou no meio de três zagueiros e conseguiu marcar. No segundo Matheus no meio de dois zagueiros conseguiu chutar. Quem pensava que o jogo estava morto e finalizado se enganou. O time do Flamengo começou o segundo tempo entre as linhas corintianas provocando escanteios e bolas altas na fraca defesa e em poucos minutos, 8 min para ser exato conseguiu o empate. Ai o time rubro negro parece ter arrefecido suas ações e abriu novamente seu meio campo para os corintianos. Ledo engano. O time rubro negro cadenciou o jogo ate levar para os pênaltis. Nos pênaltis após cobranças medíocres e ridículas dos corintianos que se esforçaram para dar o título ao Flamengo o mesmo foi campeão. Alias o time do curintinha e muito ruim, previsível, mas se chegou a final imagine o que tinha de time ruim.
 FLAMENGO CAMPEÃO DA COPINHA DE 2016!!!!!! Falo com propriedade de quem viu no minimo umas dez partidas de times grandes desta copinha. O futebol brasileiro se depender destes jogadores que fizeram esta copinha de 2016 "ta lascado", Jogadores previsíveis, pouco criativos e sem identidade com seus clubes, porque parece que caíram de avião só para jogar a copinha que se transformou não em uma competição para revelar jogadores para os clubes profissionais mas sim para revelar jogadores para empresários. Pobre futebol brasileiro com esta fatídica Lei Pelé 
que ninguém altera!!!!!!!!!!!!!



MANGIA QUE TE FA BENE
Porque comer e muito bom!!!!
Inaugurando a área culinária deste meu novo blog vamos aproveitar o aniversário de São paulo, uma das culinárias mais diversificadas de nosso país e contar algumas curiosidades e dar a receita do prato paulistano que se blogueiro aqui mais gosta.
HISTORIA
Sabemos que a cidade de São Paulo por seu vasto território e diversificação de etnias tem um aspecto muito peculiar em sua culinária que é a diversificação. Dentre estas comidas estão os pratos como lanches. 
Um dos que destaca é o SANDUÍCHE DE MORTADELA, um lanche normal e muito famoso no Mercadão Municipal de São Paulo composto por pão francês e muita, mas muita mortadela mesmo!!! junto com ele temos outros vários lanches e salgados como o PÃO NA CHAPA, o HAMBÚRGUER paulistano que um dos melhores do mundo, a COXINHA, o PASTEL, e os dois maiores que são a PIZZA  e o PASTEL DA FEIRA. Estes são imbatíveis no quesito de lanches/salgados. Na categoria pratos temos o POLPETONE, alem do SUSHI E SASHIMI e TEMAKI, decorrentes da grande colonia japonesa paulistana por fim o PICADINHO DE CARNE que se assemelha ao Strogonoff e o CUPIM CASQUEADO NA TELHA. Destes o que mais me atrai e me faz salivar de vontade e este prato que abaixo passo a receita para vocês. A receita é tipica paulistana sem nenhuma alteração. As alterações que eu faço contarei a vocês.




INGREDIENTES

  • 3 xícaras de feijão cozido, batido no liquidificador
  • 2 dentes de alho, picados ou amassados
  • 1 cebola, picada
  • Sal a gosto
  • Pimenta - do - reino a gosto
  • 1/2 xícara de farinha de mandioca crua
  • 2 colheres de sopa de óleo de soja ou azeite
  • 3 xícaras de água
  • 2 bistecas
  • Suco de 2 limões
  • Óleo para fritura
  • 1/2 kg de lingüiças fresca ou caipira
  • 3 l de água fervente
  • 2 bananas nanicas
  • 1 ovo batido com 1 copo de leite
  • O suficientes de farinha de trigo, para empanar
  • Sal a gosto
  • 1 maço de couve, lavado e higienizado
  • 1/2 kg de panceta
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

MODO DE PREPARO

    Tutu de feijão:
    1. Refogar a cebola e o alho
    2. Quando a cebola estiver transparente, juntar o feijão e deixar ferver por uns 10 minutos para que tome o gosto dos tempero
    3. Acrescentar duas xícaras de água e sal a gosto
    4. Quando estiver encorpado, juntar uma xícara de farinha de mandioca
    5. Mexer sem parar, até que tome o aspecto de um pirão grosso
    Bistecas suínas:
    1. Temperar as bistecas com o suco dos limões, o sal e a pimenta - do - reino a gosto
    2. Deixar descansar por 1 hora
    3. Depois, em uma panela pré - aquecida acrescentar o o óleo ou o azeite, as bistecas e fritar com a panela tampada, acrescentando água na medida em que for secando
    4. Após uns 30 minutos, retirar do fogo e servir como acompanhamento do tutu
    Linguiças:
    1. Cozinhar as lingüiças em água fervente por 20 minutos ou até que estejam completamente cozidas
    2. Cortar em rodela e fritar em uma panela pré - aquecida
    Bananas fritas:
    1. Cortar as bananas ao meio, passar pelo ovo batido, depois pela farinha de trigo e em seguida pela farinha de rosca
    2. Fritar em óleo bem quente e por imersão (mergulhando o ingrediente no óleo)
    Ovos:
    1. Em uma frigideira antiaderente e pré - aquecida acrescentar um fio de óleo, em seguida o ovo
    2. Salpicar o sal, tampar a panela e pingar água até atingir o ponto desejado
    3. Retirar do cozimento e servir
    Couve:
    1. Retirar os talos das folhas de couve, enrolar as folhas formando um rocambolezinho
    2. Com uma faca bem afiada e com a ajuda dos dedos para definir a espessura, cortar a couve finamente
    3. Em uma panela pré - aquecida acrescentar o óleo e o sal
    4. Refogar a couve rapidamente e servir
    Torresmo:
    1. Cortar a panceta em tiras para torresmo
    2. Colocar o bicarbonato na água fervente, cozinhar o torresmo na água fervente, por uns 20 minutos ou até que solte bastante espuma
    3. Depois retirar do cozimento, escorrer e fritar em óleo bem quente e com a panela tampada
    4. Retirar da fritura e escorrer em papel toalha
    DICAS DO BOGDAN
    A minha diferença da receita original e que gosto de colocar bacon bem frito junto com muita cebola e cheiro verde, alem de desfiar uma parte de lombo de porco no tutu e as vezes até colocar couve frita junto. Gosto de encorpar mais o tutu que passa a ser não um coadjuvante mas um elemento principal. Sempre gosto de servir com uma salada verde (agrião, almeirão, rúcula) para dar mais suavidade ao prato e claro um bom vinagrete pois ninguém é de ferro.
    Bebida para acompanhar: Uma boa cerveja geleda, mas nunca durante a refeição e uma caipirinha ou qualquer bebida destilada com limão de entrada.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário