Desde cedo era obcecado pela velocidade e muitos amigos diziam que ele conversava com seus pequenos bólidos dizendo:"Não tussa hoje!!!Faça a curva mais rápido" Este era o jeito de campeão!!!Mas se tem um título que ele não conseguiu em sua carreira foi o mundial de Kart. Logo o kart que era sua maior paixão. Senna venceu todas as categorias de monopostos que disputou. F-1600, Fórmula 2 e em 1983 sagrou-se campeão da F-3 inglesa dando um passo enorme para ser olhado com carinho pela F-1. Não demorou.
Veio 1984 e a pequena TOLEMAN. Contratou Senna e o colocou neste ano já nos anais da F-1. Neste ano Senna conquistou dois 6º lugares, um 7º, um 3º e um 2º lugar no local que se tornaria seu reinado MÔNACO!!! Senna demorou apenas 70 dias para se tornar uma jovem promessa da F-1. A corrida em Mônaco ficou engasgada, porque ali o mito começaria a se transformar no Deus da chuva na F-1, e sob forte chuva ele ganha cinco posições na primeira volta, depois de largar em 14º. Na 10ª, já é 6o, na 15a 3o, e na 19a 2o, chegou a passar por Prost, mas a corrida ja havia sido encerrada dando a vitória ao francês. Aquilo ficou engasgado na garganta de Senna e ali começou o duelo com Prost já. Foi o inicio do mito.
Veio o ano de 1985 e um carro lendário: A LOTUS JPS, linda dourada e com um Senna mais motivado ainda. Este seria o ano em que Senna começaria a montar um de seus recordes:Pole-position. Senna marcou no ano em 16 corridas 7 poles e transformou-se em um exímio marcador de poles. Senna conquistaria neste ano também sua primeira vitória:O GP DE PORTUGAL. Novamente sob torrencial chuva Senna mostrou que era um piloto diferenciado nestas ocasiões. Senna liderou desde o primeiro metro todas as voltas sob forte chuva e arrancou os aplausos portugueses conquistando a primeira de muitas vitórias na F-1. Nascia um gênio. Um gênio molhado que voltou a vencer novamente na chuva em Spa na Bélgica. 1985, 4º colocação no campeonato, duas vitórias, dois segundos lugares que teriam sido primeiro se não fosse a pane seca em seu carro. Um começo promissor. Senna fez um campeonato dificil novamente, com um carro infeiror ao de Prost, Piquet, Mansel mas conquistou novamente o quarto lugar em 1986 com vitórias na Espanha e nos EUA e com vários 2º lugares com destaque para o Brasil. Foi um ano de provar épicas e combates duríssimos com Piquet. Mansel e Prost.
Senna teve sua melhor campanha na F-1, ate então, pontuou nas doze corridas que terminou chegando na 3º colocação mas começando uma história que o tornaria lendário nas rua de um determinado principado: MÔNACO. O mesmo local em que lhe foi "tirada" a primeira vitória na F-1 anos atrás se rendia a ousadia e impetuosidade deste piloto de kart que desfilava seu talento pelas ruas apertadas do circuito. Senna venceu. Foi sua primeira vitória. A primeira vitória de um brasileiro. Foi o inicio de um reinado que nunca lhe foi tirado. Fim da história na Lotus e a certeza de que o título estava muito perto, mas muito perto mesmo.
1989 e o inicio da grande era de Senna e do outro lado do piloto: O empreendedor e o montador de um carro competitivo. Senna muda de ares vai para a McLaren e leva junto o melhor propulsor da F-1, o motor HONDA, que junto com o bólido se torna um carro imbativel. Junto com Senna aquele que se tornaria o seu maior amigo/rival: Alain Prost, um francesinho bom de volante, nada agressivo, mas constante, piloto de terminar corridas sem riscos. O ano de 88 foi mágico para a McLaren pois das 16 corridas, 15 foram vencidas por seus pilotos sendo 8 de Senna. O campeonato foi disputado mas chegou a quase perder a graça em favor de Senna quando no GP da Bélgica apesar de estar apenas três pontos atrás Prost disse que Senna seria campeão. Mas nos Gps de Monza, Espanha e Portugal Senna literalmente saiu do ar e não conseguiu bons resultados e Prost passou cinco pontos a frente de Senna. Na época ja começou uma teoria da conspiração dizendo que a Honda e a McLaren estaria favorecendo o francês. Na minha ótica Senna e que estava "avoado" e não correu bem as três corridas.No Japão e o carro de Senna logo na largada "tossiu" e ele vê 14 carros passarem por ele. Nada demais pois na próxima volta ele ja estava en sexto e a caça de Prost que estava com problemas em seu carro. 27º volta, ultrapassagem, vitória e título de 1988. O primeiro de nosso mito.
1989 começa e ai começas as brigas políticas e principalmente o duelo entre Senna e Prost. Prost sabia que se fosse calmo e companheiro nunca venceria Senna e ali começou a "politicar" dentro da equipe colocando regras como "quem saisse na frente não pdoeria atacar o oturo antes da primeira curva", ou " na ultima volta ninguem ataca ninguem" entre outras. Ayrton a principio aceitou porque a McLaren era o carro a ser batido em 1989 porque ninguém tinha um bólido superior. Senna neste ano quebrou o recorde de poles de Jim Clark se tornando o maior de todos os tempos nas pole positions. Foi um ano de quebras, de batidas com Mansell mas com o inicio da guerra em Monza quando a Ferrari anunciou a contratação de Prost. Agora ele teria que ter a condição de primeiro piloto. Prost chegou a estar 23 pontos a frente de Senna e ai faltrando duas corridas fora os descartes Senna chega ao Japão tendo que vencer a corrida e ai a guerra explodiu. Senna fez uma corrida fantástica, deixou Prost comendo poeira, foi jogado para fora por Prost mas no final mesmo estando em primeiro foi desclassificado. Balestre, presidente da FIA entrava no jogo. Prost campeão, Ayrton contrariadíssimo e fim do ano de 1989. Não haveria mais gentilezas entre os dois.
Veio 1990 e tudo que se esperava aconteceu: A vingança!!!! Prost chegou ao Japão 9 pontos atrás de Senna mas com uma Ferrari mais equilibrada para aquela pista e com condições de durante a corrida bater a McLarend e Ayrton. Senna faz a pole e solicita que seja mudado o lado de largada pois o lado da pole é sujo demais tirando a vantagem da pole. Os japoneses atendem mas tem que voltar atrás quando Balestre, da cama na França diz que tudo tinha que continuar da forma que estava. Ponto para Prost que sabia que Senna seria pole e tranquilamente armou a pole no lado mais sujo junto com seu compatriota. Nada abateu Senna. Tudo estava traçado e planejado. 1989 nunca mais!!!! E foi o que aconteceu.
Prost do lado mais limpo da pista acelerou sua Ferrari......Durou uma curva. A Mc|Laren e a Ferrari se embolaram, se atracaram, se dispuseram a tornar justa uma disputa que ja durava uma temporada e disseram sim ao talento de Senna e não a arrogância daquel que foi seu maior desafeto PROST!!!!! 1990 SENNA CAMPEÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Veio a temporada de 1991 e uma temporada que seria a ultima de Nelson Piquet e foi a temporada que Alain Prost deixou de correr (por enquanto), e a estréia de MICHAEL SCHUMACHER que começaria sua caminhada para se tornar o mais vitorioso piloto de todos os tempos.
Na temporada de 1992 Mansell ja adaptado a Williams O Leão mandou nove vitorias das dezesseis no ano sagrando-ze campeão e devolvendo o placar do ano anterior a Senna que só teve três vitórias e terminou em quarto.
As reclamações começaram, carro lento,s em estabilidade, procura por outra equipe mas continuou na McLaren em 1993 para ter um ano mais sofrido ainda. A Williams estava de olho em Senna e parecia que o piloto brasileiro estava com um pé na escuderia britânica e a bordo dos fantásticos carros com a suspensão ativa. Um carro que praticamente não errava curvas e como diziam "se pilotava sozinho". Tudo certo e talvez mais um título? Não. Ai surgiu o que muitos façam pelos padocks que foi a maior trairagem da F-1 na era Senna/Prost. Com a saída de Mansell o carro não tinha dois pilotos e a diretoria em primeira mão queria Prost/Senna no mesmo fantástico carro para ver quem era o melhor. Mas ai surgiu a Renault/Pros que rechaçaram a ideia e travaram a ida do brasileiro para a escuderia britânica, mas com motores franceses. Isto causou um grande mal a Senna que segundo muitos comentam, ficou irritadíssimo com toda a historia. A temporada foi de caça, mas totalmente inútil porque o Williams era praticamente imbatível. Para se ter uma ideia Prost fez treze das dezesseis poles ficando Damon Hill com duas e Senna com apenas uma. Nas corridas tivemos ainda um pouco de equilíbrio(????) com cinco para Senna, uma para Schumacher, três para Hill e sete para Prost. Prost foi campeão mas o que ficou marcado por exemplo que com Mansell a Williams era mais efetiva, e com Prost, se Senna tivesse o mesmo equipamento dificilmente o francês teria seu quarto título mundial. A Williams era o sonho de consumo do brasileiro!!!!!!!!!!!!!!!!
Veio o ano fatídico e Prost não participaria dando seu lugar na Williams para Senna. Senna pensou que tudo seria uma maravilha e as vitórias voltariam com o excelente carro. Que nada. A Williams perdeu sua maravilhas tecnológicas e virou uma carroça, porque sem io cambio automático e sem a redução da potência dos motores os F-1 se tornaram verdadeiras bombas sobre rodas. Nos dois primeiros prêmios Senna ainda fez a pole mas ai nasceu outra pedra em seu sapato de nome Schumacher que venceu no Brasil e no Japão e viu Senna não terminar nenhuma das duas corridas.
Veio o fim de semana trágico. Senna obviamente estava contrariado com seu carro que não produzia em corrida o mesmo que em treinos. Muito se falou de uma barra soldada, de suspensão fraca por conta da retirada da eletrônica, entre outros pedidos que Senna fazia a equipe para que o carro ficasse mais na "sua mão". Para mim na minha humilde opinião a Williams fez dois carros para Damon Hill e o de Senna era grande demais para ele e ai foram arrumando ele durante os treinos e corridas mas isto e uma suposição muito louca. Mas louco foi aquele fim de semana.
Acidentes, mortes nos treinos e um Senna diferente, introspectivo, sem sorrisos e pela primeira vez uma expressão que eu vi, porque vi todos treinos pela tv, uma expressão de medo após o acidente fatal de ROLAND RATZENBERGER e o acidente brutal de RUBENS BARRICHELO. Em todos Senna participou ativamente dos resgates, ida a hospitais e era nítido que não se sentia bem. Fazer o que a profissão de piloto é assim:Se esta bem tem que correr e ponto. Senna fez a pole novamente e acreditava que o carro melhoraria mas tinha Schumacher novamente em segundo o que ja lhe dava dor de cabeça porque o jovem piloto alemão era afoito demais nas primeiras voltas.
Na largada outro acidente o piloto da Benneton J J Lehto não largou e o português da Lotus Pedro Lamy veio de trás e encheu sua traseira já provocando o primeiro safety car, que ficou ate a quinta volta dando nova largada onde Senna largou bem e conseguiu se distanciar bem de Schumacher quanto na sétima volta sua Williams mergulha para o muro fatal na curva Tamburello para tirar a vida do nosso maior ídolo automobilístico de todos os tempos. Pouco se falou, muito se esperou, a corrida continuou e Schumacher venceu, sendo campeão naquele ano (injustamente porque tirou Hill de uma corrida que inglês seria campeão) mas o mundo e principalmente o Brasil chorou.
Coincidencias trágicas???curva Tamburello o nome do patrocinador que aparece é Segafredo Zanetti o mesmo patrocinador da Toleman que Senna estreou. A Benetton de Schumacher que estava infernizando Senna era a Toleman que foi adquirida pelo grupo italiano e transformada nesta potência que levaria Schumacher a seus títulos. Perdíamos o nosso maior ídolo da atualidade um brasileiro que amava sua pátria, sua bandeira e seu povo. Hoje em dia poucos pilotos tem seu arrojo e duvido que surja um tão já nesta tão economicamente instável F-1. Antigamente você precisava do patrocínio mas não tanto como hoje, o que esta acabando com os talentos e intitulando pilotos normais como gênios para que se possa vender. Uma pena. O legado de Senna que foi deixado foi um legado permenente pelo menos porque desde sua morte so houve uma morte em todos os anos, ou seja temos uma F-1 mais segura. Ficamos sem ídolo aos domingos de manhã, sem ouvir a tão propalada musiquinha que enchia nossos ouvidos de esperança mas eu pelo menos sempre guardarei esta AYRTON SENNA DO BRASIL em meu peito e sua velocidade e emoção em meu
coração!!!!!!!!!!!
Algumas frases marcantes de nossos herói:
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