terça-feira, 25 de janeiro de 2011

ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO---FESTA CARIOCA---25/01/2011

COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JUNIOR
Chegou ao fim mais uma edição da copinha, considerada o vestibular para os pretendentes a ingressar no mundo do futebol. Jovens até 18 anos, de 92 clubes de todas as divisões do Brasil. Clubes de empresários, clubes tradicionais, clubes emergentes, clubes do povo. Entre 1.700 jovens que sonham com um lugar ao sol no futebol brasileiro, para melhorar suas vidas, de suas famílias, muitos não vão conseguir, muitos vão, mas estes tiveram a honra de disputar  a Copinha 2011. E na final no Pacaembu ficaram frente a frente, duas das maiores torcidas do nosso Brasil: Flamengo e Bahia, o emergente time que voltou a 1º divisão do Campeonato Brasileiro no ano passado. O Bahia chegou a esta final como que por acaso, um time que ninguen acreditava, e muitas vezes desprezado por muitos outros times, como seu arqui rival o Vitória, a quem eliminou nas oitavas de final nos penaltis, ou nas quartas quando eliminou o bicho papão da copinha o Santos, e eliminou também na semi outro bicho papão o América-Mg. Chegou a final contra o invicto Flamengo que tirou nas oitavas o atual campeão o São Paulo, goleou nas quartas o Coritiba por 6x2 e derrubou outra surpresa da copinha o Desportivo Brasil- SP nos penaltis por 3x0. Vieram para a final com um curriculo de espantar as zebras, mas final é final e prevaleceu o time com maior curriculo: Deu Mengão por 2x1, 21 anos depois, em um jogo que brilhou a estrela de Negueba. Um jogador diferenciado que mostrou na copinha que já pode atuar no time de cima em uma das posições que mais apresenta carência no time de Luxemburgo: O 2º volante, podendo atuar como meia direita tranquilamente também. Outro que se destacou foi o goleiro César muito importante na campanha vitoriosa do Flamengo, além do excelente volante Muralha. O Mengo não teve nenhuma facilidade pois o Bahia marcou muito bem e dificultou ao máximo a conquista rubro negra. O Bahia teve em Fabio sua principal revelação e pode sair de cabeça erguida pois fez uma grande copinha. Tanto o título, quanto o vice-campeonato ficaram em boas mãos, quer dizer em bons pés. Patricia Amorim disse ao final do jogo entre lágrimas que a categoria de base é mais emocionante, mais importante do que a profissional. Realmente isto é uma das maiores verdades do futebol, pois sem categoria de base não se constrói um clube grande. O Flamengo há muito tinha abandonado isto, tinha abandonado seu principal refrão: " Craque se faz em casa". Na última conquista em 1990 surgiram nomes como Djalminha, Junior Baiano, mas este refrão serve muito mais para a era Zico. O que sinceramente Patricia tem que tomar cuidado agora é com os empresários espertalhões que sempre estão enrustidos dentro do clube disfarçados de diretores, ou até de técnicos, que somem com estas jóias descobertas e treinadas pelo clube. Mesmo assim, PARABÉNS  a torcida rubro negra pela conquista da Copa São Paulo de Futebol Junior 2011. Viva o Mengão, porque para esta torcida: "Uma vez Flamengo sempre Flamengo".


GIRO DA BOLA
O Grêmio parece estar em seu inferno astral com as tentativas de contratar ou manter seus atacantes. O primeiro Ronaldinho Gaucho preferiu o Flamengo ao Grêmio, é claro pela melhor condição financeira, abdicando do amor ao clube. Foi linchado em vida pela torcida gremista junto com seu irmão A torcida  sempre apaixonada e voluvel, elegeu o novo amor: Jonas. Ledo engano. A um dia da estreia na Libertadores Jonas comunicou ao Grêmio que o Valência da Espanha depositou a multa rescisória, ou irrisória, de 1,25 milhão de euros. Foi embora e não disse nem xau, mas ganhou um apelido da torcida apaixonada: TRAPO. Coitada da torcida gremista. O que me deixa estupefato é que Flamengo e Corinthians estão atrás de um atacante matador. Para o Flamengo que conta com Ranaldinho, 1,25 milhão de euros é fichinha e para o Corinthians que tenta Luis Fabiano a 7 milhão de euros, ja tentou Adriano, que ouviu de seu presidente que pagaria a Ronaldinho Gaucho 1,800 milhão de reais por mês, esta quantia é irrisória. Cade as diretorias? Principalmente a do Grêmio que ofereceu mundos e fundos a Ronaldinho e deixou o artilheiro do Brasileirão do ano passado escapar. Por favor né, primeiro cuida-se dos jogadores que estão na casa para depois acertar com os fora de série.

Outro que parece feliz da vida é o São Paulo que poderá contar com Rivaldo, e apresenta-lo na sexta, pois a FIFA concedeu a liberação do jogador, após o mesmo entrar com uma ação contra o Bunyodkor, do Uzbequistão. A FIFA liberou mas fez uma ressalva, que considerava falta de ética Rivaldo ser jogador do São Paulo e presidente de outro clube paulista, o Mogi Mirim, e ambos disputarem o mesmo campeonato. Bem, ética a parte o que conta é que Rivaldo é do Morumbi, e deve estar ansioso para pegar Felipão e seu Palmeiras pela frente, pois o treinador recusou sua contratação. Esta eu quero ver.


Com o discurso na ponta da língua, Mano convocou a Seleção Brasileira que começara os trabalhos em 2011 visando o primeiro amistoso contra a França, dia 9 de Fevereiro, em Paris. Mano explicou que não convocou nenhum jogador que atua no Brasil pelo simples motivo da curta pré-temporada que os mesmos fizeram, e por causa do calendário que coloca o jogo em conflito com os jogos da Libertadores. Todos que esperavam mais jogadores da Copa de 2010 tiveram uma decepção ao ver na lista apenas o nome de Júlio César. Achei coerente, pois o trabalho de renovação deve continuar. Vejam a lista completa:
Goleiros:
Julio Cesar (Inter)
Gomes (Tottenham)
Neto (Fiorentina)
Laterais:
Daniel Alves (Barcelona)
Rafael (Manchester United)
Marcelo (Real Madrid)
André Santos (Fenerbahçe)
Zagueiros:
Breno (Bayern)
David Luiz (Benfica)
Thiago Silva (Milan)
Luisão (Benfica)

Meias:
Lucas (Liverpool)
Ramires (Chelsea)
Sandro (Tottenham)
Elias (Atlético de Madri)
Hernanes (Lazio)
Anderson (Manchester United)
Renato Augusto (Bayer Leverkusen)
Jadson (Shaktar)
Atacantes:
Robinho (Milan)
Alexandre Pato (Milan)
André (Dínamo de Kiev)
Hulk (Porto)
Destaque para a convocação de Hernanes que já merecia uma chance, a volta de Anderson, que esta jogando bem no Manchester United e Hulk do Porto que está barbarizando no campeonato português. É esperar para ver, porque é um time composto de muitos volantes e sem um camisa 10, pois não considero Renato Augusto um camisa 10, e com alguns jogadores que não estão bem em seus clubes como Pato e Robinho, que tem nuances de estrela no Milan. André só pode ter sido convocado por ter idade olímpica, e Jadson que está com 29 anos, jogador do Shakhtar, sinceramente não entendi. Coisas de treinador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário